Martech
- Debate no Café
- 25 de abr.
- 4 min de leitura
Prepare-se para mergulhar no universo do Martech! No episódio #4 do Debate no Café, Márcio Oliveira e Thiago Pierozzi recebem Maik R. Gordon, especialista em Martech no PicPay, pós-graduado em transformação digital e com 12 anos de experiência no mercado de tecnologia para Marketing. Maik, que se descreve como alguém muito curioso e que adora transformar ambientes complicados em complexos, compartilha sua vasta experiência e insights sobre o que realmente significa Martech. Maik acredita que seu maior desafio é conseguir explicar para as empresas que Martech tem menos relação com a automação de campanhas e mais com pensamento estratégico e a capacidade de entender seus clientes.
O debate começa explorando a semântica da palavra martech, que surge da união de Marketing e Tecnologia. No entanto, Maik enfatiza que Martech é muito mais do que apenas ferramentas ou um departamento. É, acima de tudo, uma estratégia.
Pontos chave abordados no episódio:
Martech é Estratégico: A tecnologia é um meio para alavancar resultados de marketing. Martech tem menos relação com automação de campanhas e mais com pensamento estratégico e a capacidade de entender os clientes. É mais "Mar" (marketing/negócio/visão estratégica) do que "Tech" (tecnologia).
Estratégia, Objetivos e Maturidade: Para que o Martech funcione, é crucial ter uma estratégia muito bem definida, objetivos claros e um caminho a trilhar, além de considerar a maturidade da empresa no uso da tecnologia. As áreas de negócio precisam ter consciência do que a empresa está tentando fazer. A tecnologia e as áreas de negócio precisam conversar para atingir os objetivos da empresa.
Personalização em Massa vs. Escalar: Embora a tecnologia permita personalizar em massa, é fundamental tomar cuidado com o termo "massificado". Muitas empresas contratam ferramentas digitais, mas ainda operam com a visão do Marketing 1.0. A verdadeira oportunidade está em escalar a interação estratégica com o cliente, descobrindo quem é sua audiência e testando modelos, em contraste com simplesmente massificar envios ou campanhas sem relevância. Massificar é um problema; escalar é testar e validar uma hipótese para replicar uma boa experiência ou interação. Não copie cegamente o que os outros fazem; teste em diferentes canais, incluindo o físico, que não está morto.
O Papel da Tecnologia e dos Dados: A tecnologia em Martech tem um papel fundamental em capturar informações, perceber o cliente, seus comportamentos, movimentos, interesses e interações. Isso vai muito além de simplesmente enviar mais comunicações. O Tec ajuda a automatizar a estratégia, não apenas a operação. O dado é o bem mais precioso, e o cliente precisa de confiança para continuar dando mais dados.
Big Data, Machine Learning e Inteligência Artificial: Essas tecnologias estão no campo do Tec e são essenciais para ajudar o Marketing. Elas processam dados rapidamente, permitindo entender o comportamento do cliente, construir audiências melhores baseada em informação e oferecer interações personalizadas no momento certo.
Ferramentas de Martech: O mercado de Martech é vasto, com uma "sopa de letrinhas". É preciso entender o desafio específico para investir na ferramenta certa. Uma tendência forte é o CDP (Customer Data Platform), uma ferramenta de dados especializada que ajuda a criar um perfil único do cliente, entender seu engajamento, histórico e comportamento para tomar melhores decisões de marketing. A preocupação com dados é grande. Existem milhares de ferramentas surgindo a todo momento em diferentes frentes e capacidades, tanto na questão de dados quanto na parte de experiência do cliente e motores de teste.
Complexidade do Ambiente Martech: Um ambiente Martech eficaz não é complicado (cheio de planilhas e processos manuais), mas complexo, com plataformas e canais se conversando, uma esteira de dados gerando conhecimento do cliente e ambientes de automação e orquestração de decisões otimizando a entrega para o cliente. A conectividade e disponibilidade rápida dos dados são estratégicas.
Por Onde Começar em Martech: Não tente resolver todos os problemas de uma vez. Comece por um desafio de negócio principal, como aquisição, engajamento ou retenção. Estude o processo, teste modelos, gerencie a atribuição (para entender o custo de aquisição) e scale o que der certo. Não copie cegamente o que os outros fazem; teste em diferentes canais, incluindo o físico.
Growth Hacking e Martech: Growth Hacking tem tudo a ver com Martech. É fundamental tomar decisões baseadas em evidências e dados, não apenas em ideias ou no humor. O Growth Hacking se propõe a capturar dados e transformá-los em informação, realizando testes AB e entendendo a abordagem, conteúdo, canal e cliente. Martech fornece as ferramentas e tecnologias para executar o Growth Hacking. Com Martech e Growth Hacking de mãos dadas, você tem que dominar a arte de perceber o seu cliente.
O Profissional de Martech: A área de Martech requer profissionais curiosos, dedicados aos estudos e com um mix de habilidades estratégicas e técnicas. É uma área que se transforma rapidamente, com milhares de novas ferramentas surgindo. É essencial entender as métricas de negócio (CAC, LTV, churn, etc.) para saber qual problema a tecnologia deve resolver. Um bom diálogo entre os times de negócio e tecnologia é crucial para alinhar expectativas e realidade.
Maik reforça que Martech não é uma fórmula mágica para resultados rápidos, mas um processo complexo e contínuo de teste, medição, ajuste e nova interação.
Quer saber mais e se aprofundar nesse tema? Assista ao episódio completo e participe da conversa! Maik deixa as portas abertas em suas redes sociais para continuar o bate-papo.
Curtiu o debate? Não esqueça de se inscrever no canal do Debate no Café no YouTube, curtir o vídeo, compartilhar e ativar o sininho para não perder os próximos episódios!
Você também pode nos seguir no LinkedIn. Deixe seu comentário e participe!
Comments